Olá leitoras e leitores!
Hoje, vamos falar sobre um tema que é tanto complexo quanto comum: a dificuldade de começar. Mesmo pesquisando e ouvindo muitas pessoas falarem a respeito, confesso que ainda não cheguei a grandes conclusões. Na verdade, tive uma pequena epifania esta manhã, enquanto me preparava para o café. Percebi que meu perfeccionismo frequentemente torna tudo muito mais complicado do que realmente é. Isso me leva a abandonar várias ideias antes mesmo de começar.
Começar este blog, por exemplo, foi um grande desafio. A meus amigos, procrastinei bastante. Medo? Vergonha? Cobranças excessivas? Bom, esses são temas que vamos destrinchar ao longo do tempo aqui. Minha intenção hoje é simplesmente começar. Quero começar a dar vida às ideias que vivem apenas na minha cabeça, questionar os motivos que me impedem de começar, e fazer diferente desta vez. Quero que você reflita sobre por que também não começa a colocar em prática suas ideias.
Durante meu insight matinal, me veio uma dica valiosa: cercar-se de pessoas práticas e empenhadas em fazer as coisas acontecerem. No meu caso, essa pessoa é meu noivo. Sempre que compartilho minhas ideias com ele, ele considera a possibilidade real de concretizá-las. De forma objetiva, ele me dá caminhos e sugestões para torná-las reais. Ele torna tudo muito mais simples e me ajuda a visualizar com clareza o início de um projeto.
Claro, essa pessoa não precisa ser necessariamente alguém com quem você tenha um relacionamento afetivo. Pode ser um familiar, amigo, professor, colega e até seu psicólogo. O importante é que seja alguém que acredite em você, te ouça e traga clareza às suas ideias com exemplos e caminhos simples de como torna-las possíveis.
Não te digo que esta seja a melhor ou a única dica para ajudar a dar os primeiros passos, é apenas a de hoje.
Vamos continuar essa conversa, certo?
Por hoje, eu comecei e desejo que você também consiga daí.
Ao menos reflita sobre isso. Por que você não começa? Você tem e sabe quem é essa pessoa na sua vida?
Me conta nos comentários!